Saiba quais são as etapas de desenvolvimento que o seu filho deve ter adquirido, num desenvolvimento normal, com 10-12 meses de idade:
✓ Compreende “não e adeus”;
✓ Mostra-se irritado quando frustrado;
✓Imita sons dos adultos (tosse, b’rr...);
✓ Observa-se extensão da lombar, permitindo o alinhamento vertical sobre a pélvis e a anca. Providencia estabilidade mecânica e muscular para o alinhamento postural;
✓ Para aumentar a extensão da coluna lombar, a criança usa mais a atividade muscular dos membros inferiores para manter postura, especialmente quando os membros superiores estão em função;
✓ De joelhos e em pé os braços são usados como ponto distal de estabilidade para o equilíbrio;
✓ Senta-se no chão por tempo indefinido com as mãos livres, o quadricípite faz extensão do joelho para estabilizar a perna enquanto usa as mãos em atividades finas;
✓ Sentado consegue mover a pélvis em todos os planos, já traz o centro de gravidade sobre os fémures, conseguindo deste modo adotar uma variedade grande de posturas. Aumenta a amplitude de rotação interna permitindo sentar-se em W, providenciando estabilidade postural para o alcançar lateral e é uma posição fácil na transição para o gatinhar. A anca e os membros inferiores tornam-se mais ativos a nível postural, incluindo o pé que é usado como ponto distal de estabilidade. Verifica-se um aumento da participação dos dedos;
✓ Gatinha rapidamente e contorna obstáculos, maior facilidade e eficiência nos diferentes padrões de movimento entre sentar e gatas;
✓ A atividade da pélvis e das extremidades inferiores não só contribuem para a manutenção de posturas como desempenham um papel importante no desenvolvimento da coordenação de posturas com movimento;
✓ Senta-se a partir de decúbito lateral;
✓ Ao trazer-se para de pé utiliza mais os membros inferiores empurrando-se. Transferindo o peso lateralmente de joelhos, a criança dobra o membro que não suporta peso, coloca o pé no chão assumindo a posição de caçador. À medida que a criança vai tendo maior controlo, segura-se apenas com uma mão, podendo tocar no chão e levantar-se outra vez, deixar a pélvis cair entre as pernas e sentar ou ir para a frente para a posição de gatas;
✓ Enquanto aprende a ter mais controlo proximal, recruta estabilidade distal com flexão dos dedos e grasping;
✓ Equilibra-se em pé por uns instantes;
✓ Noção de objeto permanente;
✓ Enquanto uns bebés começam cedo a estarem de pé sozinhos e a darem o seu primeiro passo, outros iniciam os passos antes de conseguirem manter-se independentes de pé. O primeiro passo consciente pode exigir todo o esforço de concentração de uma criança. A motivação, que é conseguida pelas expressões dos pais, é importante, ajudando a criança a querer repetir o jogo e aprender a andar;
✓ Quando começa a andar independentemente, a criança consegue do mesmo modo levantar-se do chão sem apoio. A partir da posição de gatas a criança, puxa-se para cima nas mãos e pés, transfere o centro de gravidade para trás e para baixo em relação à pélvis. Para levantar a cabeça e tronco superior a criança puxa os pés contra o chão e estende os joelhos e anca enquanto se levanta. Pode também colocar-se de pé a partir da posição de agachado, ajudando com as mãos;
✓ Agarra pequenos objetos com um pinçar preciso;
✓ Bebe por um copo com pequena ajuda, mastiga, segura na colher, mas não a usa;
✓ Causa/Efeito (deixa cair objetos propositadamente);
✓ Aponta para os objetos que pretende;
✓ Ajuda a vestir-se dando a mão ou o pé;
✓ Diz adeus e bate palmas;
✓ Começa a “dar”;
✓ Já fazem jogos de imitação (≠de jogos simbólicos);
✓ Obedece a ordens simples;
✓ Reconhece o seu próprio nome;
✓ Mostra compreender os nomes das pessoas ou objetos familiares.
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