A Osteopatia é uma ciência global baseada na interpretação do indivíduo como um ser único e o seu bem-estar depende do bom funcionamento entre todos os componentes do nosso corpo.
Dessa forma, os osteopatas concentram-se principalmente no funcionamento corporal, particularmente quando este se encontra desviado da fisiologia prevista, por exemplo, quando existe uma diminuição de mobilidade e uma redução de movimento.
Quando o paciente apresenta uma redução de mobilidade a terapia manual apresenta técnicas que incluem manipulações (thrust), mobilizações e manobras especificas para modular a dor e tratar as disfunções articulares que limitam a amplitude de movimento, abordando especificamente alterações na mecânica articular.
Sente "uma pressão/compressão interna", "que não consegue mover livremente" ou "um peso"?
A mecânica articular pode estar alterada e provocar uma disfunção articular do tipo hipomóvel, limitando assim a mobilidade do segmento.
A mecânica articular pode estar comprometida pela dor, mecanismo de defesa muscular, derrame articular, tensão muscular (contraturas) ou aderências nas cápsulas articulares ou ligamentos de suporte, ou desalinhamento e subluxação das superfícies ósseas.
As técnicas de terapia manual visam diminuir a rigidez do tecido intrínseco da articulação e permitem uma maior flexibilidade dos tecidos moles extrínsecos (extra articulares/ periarticulares).
A manipulação articular utiliza movimentos de baixa amplitude e alta velocidade, um impulso que influi e move a barreira de movimento para restaurar a amplitude do mesmo.
A Osteopatia tendo ao seu dispor estás técnicas tem a capacidade de restabelecer e aumentar a mobilidade quando está se apresenta restrita.
A terapia manual é apropriada para qualquer condição patológicas músculo-esquelética específica quando há envolvimento de hipomobilidade articular.
De que está à espera? Começe hoje a melhorar a sua vida! Marque já a sua consulta!
Σχόλια